top of page

Sintoma ou Personalidade? Como a terapia ajuda a diferenciar?

Um questionamento muito comum entre pessoas diagnosticadas com Transtorno Bipolar gira em torno da separação entre sintomas e personalidade.

TAB não é um transtorno de personalidade, mas de humor. Então por que parece que ele afeta quem somos?

 

As alterações provocadas pelo Transtorno Bipolar têm origem genética e se revelam ao mundo principalmente através de mudanças cognitivas e comportamentais. Quando falamos de mudanças cognitivas não estamos falando sobre “mudar de opinião”, mas sobre alterações no funcionamento do raciocínio de causa-consequência e também de regulação emocional. Estas alterações são internas, e somente o paciente tem acesso a elas. Contudo, boa parte da nossa percepção de quem somos é modelada pelo que os demais nos mostram sobre nós mesmos, e as alterações no comportamento, como irritabilidade excessiva, envolvimento em comportamento de riscos ou postura grandiosa, interferem sobre o que nos será mostrado.

 

Dessa forma, quando os demais não são capazes de distinguir o que motivou a mudança no comportamento do bipolar (tipicamente provocada por episódios), o bipolar é representado como uma pessoa instável, que muda de ideia sobre tudo e que tende a não ser digna de confiança. O bipolar tem uma noção de quais são seus valores e prioridades, componentes essenciais da personalidade, e isso não muda, mesmo em episódios, mas quem está de fora pode acreditar que muda e, ao apontar os fatos que o levam a essa conclusão, pode levar o próprio bipolar a crer que ele realmente não tem uma personalidade fixa.

 

Através da psicoterapia o bipolar acessa e compreende suas crenças, pensamentos, padrões emocionais e valores, descobrindo sua “verdadeira” personalidade e desassociando tudo isso das mudanças provocadas por episódios. Além disso, também é possível tomar consciência de como os episódios influenciam suas atitudes, o quanto isso ajuda ou atrapalha no caminhar em direção às suas metas de longo prazo e como reduzir essa influência. Venha se terapeutizar e descobrir quem você realmente é!

bottom of page