NOSSOS SERVIÇOS SÃO BASEADOS NO PROTOCOLO PADRÃO-OURO DE TCC PARA TRANSTORNO BIPOLAR
Segundo os estudos das Terapias Cognitivo-Comportamentais Clássica e Contextuais, todos nós temos visões de mundo e crenças que nem sempre estão alinhadas com a realidade. Em algum momento, elas estiveram, mas em geral o contexto muda e nossas visões permanecem as mesmas, tornando-se inadequadas.
No transtorno bipolar essas visões inadequadas são amplificadas por sintomas provocados por alterações biológicas.
“O pai de Maria saiu de casa quando ela tinha 6 anos. Nos últimos 14 anos, tiveram contato poucas vezes. Apesar de entender o que levou ao afastamento de seu pai, Maria ainda guarda mágoas do que aconteceu. Normalmente, isto não a afeta, mas quando está deprimida, tende a achar que ninguém gosta dela de verdade e as pessoas que ama vão abandoná-la mais cedo ou mais tarde.”
A depressão de Maria amplifica sua crença de abandono. No transtorno bipolar, além destas amplificações, o paciente tende a precisar lidar com uma severa desregulação emocional que ocorre mesmo em eutimia, ou seja, fora de episódios de depressão, mania ou hipomania. Isso significa o paciente tem dificuldade de vivenciar as suas emoções de forma saudável, dado que elas (geralmente) se tornam mais intensas, frequentes e duradouras do que seriam para as pessoas neurotípicas. Além disso, muitas vezes, essas emoções são desproporcionais ao gatilho inicial.
A amplificação de visões de mundo inadequadas aliada às emoções desproporcionais que fogem do controle e à impulsividade característica do transtorno pode gerar problemas comportamentais, como tendência ao isolamento, sensibilidade a críticas, comportamentos que ameaçam a própria vida e também geram um senso de ausência de propósito, como se a vida não fizesse sentido ou não valesse a pena, em especial porque todas essas questões afetam a vida pessoal, social e profissional do paciente.
Segundo o Protocolo TCC para TAB, algumas práticas podem reduzir os impactos dos sintomas sobre a vida cotidiana do paciente:
-
Monitoramento do humor: Tem como objetivo sinalizar a ocorrência de episódios ainda em sua fase prodrômica para otimizar a ação psiquiátrica e impedir que o episódio avance;
-
Orientações sobre o transtorno: Tem como objetivo educar o paciente sobre os sintomas, o diagnóstico, o tratamento medicamentoso e os possíveis prognósticos;
-
Treinamento de habilidades: Tem como objetivo dar ferramentas práticas ao paciente para que ele possa passar pelas crises sem torná-las piores.
Como o processo funciona?
A psicoterapia na Clínica Efeito Bipolar ocorre à luz das Terapias Cognitivo Comportamentais (clássica e contextuais, como terapia do esquema e terapia comportamental dialética), e é orientada por metas terapêuticas a fim de construir sua independência em relação ao psicólogo e possibilitar sua alta.
Antes de iniciar o acompanhamento psicoterapêutico semanal (com a sua psicóloga "oficial"), você passará por uma sessão de investigação das suas maiores queixas, em que selecionaremos a psicóloga mais compatível com o seu caso, em termos de técnica e personalidade - afinal, não há mudança se não houver compatibilidade entre terapeuta e paciente.
Após esse primeiro momento, as sessões acontecem regularmente a cada semana e tem duração de 45 minutos. Ao fim desse tempo, sua psicóloga terá 15 minutos para estudar seu caso e planejar a próxima sessão, totalizando 60 minutos dedicados à você.
Todos os casos são supervisionados semana à semana pela Psi. Lorna Alves Pinheiro (CRP 08/33568), que trabalhou durante toda sua carreira exclusivamente com pacientes diagnosticados com Transtorno Bipolar e foi aluna do Dr. Diego Tavares.
É obrigatório que durante os primeiros seis meses as sessões ocorram semanalmente. Após este período, podem ser negociadas sessões quinzenais.
Ao aplicar para ser atendido na CEB, você será convidado a propor o valor que mais se encaixa na sua realidade financeira atual, bem como contar um pouco sobre o seu caso. Entraremos em contato com você via WhatsApp para receber informações adicionais e marcar sua primeira sessão.
Para aplicar para uma vaga, clique no botão abaixo:
Atendimento SOS - Urgência em Psicologia
A Clínica Efeito Bipolar também fornece um serviço de assinatura semestral que dá acesso ao nosso plantão de atendimento psicológico ao longo de 06 (seis) meses, que pode ser acionado em caso de crises emocionais ou suicidas. Os atendimentos do plantão são prestados à luz da Psicoterapia Breve e Baseada em Evidências, e tem como objetivo manejo de crise (redução do mal-estar imediato) e redução do risco de vida imediato do paciente, de forma que configura um atendimento pontual e limitado, e não exclui a necessidade de acompanhamento psicoterapêutico semanal.
A grande vantagem desta assinatura é poder receber auxílio adequado para urgências psicológicas fora do horário comercial (o plantão compreende o turno da noite durante a semana e período integral aos fins de semana).
O valor da assinatura é cobrado em 06 (seis) parcelas de $48,33 no cartão de crédito.
A renovação NÃO é automática.
Formas de Pagamento
Aceitamos pagamentos via PIX ou Cartão de Crédito (taxas operacionais não inclusas nos valores anunciados).
Emitimos Nota Fiscal para todos os atendimentos.
As notas podem gerar reembolso via plano de saúde (consultar regras do plano) ou dedução no IR.
ATENÇÃO: TODOS OS SERVIÇOS SÃO PRESTADOS ONLINE.
